terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ESTUDO DA APENDICITE PERFURADA - TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

ANÁLISE DA APENDICITE PERFURADA - TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (COM VÍDEO)


Olá pessoal. Sejam bem vindos a Radiologia Nerd. Hoje vamos falar um pouco sobre apendicite. Como se analisa a tomografia computadorizada do apêndice. 
Deve-se saber que a apendicite causa dor no lado direito e embaixo do abdômen, assim como febre baixa, vômito, diarreia e enjoos.













Apesar das causas da apendicite não serem completamente esclarecidas, algumas possíveis causas da apendicite são:
• Pedra na vesícula, que pode bloquear a saída de muco;
• Acúmulo de fezes dentro do apêndice, que pode acontecer com qualquer indivíduo, de qualquer idade;
• Pressão dos gânglios linfáticos exercida sobre o apêndice devido a alguma infecção;
• Parasita intestinal: Um verme pode entrar no apêndice e impedir a saída do muco que é produzido por este, levando ao aumento do órgão e a sua consequente ruptura;
• Rompimento do apêndice devido a traumatismo local, como pancadas fortes na barriga e acidentes de carro;
• Acúmulo de gases dentro do apêndice, que são produzidos pelas bactérias que normalmente vivem ali.

Claro que quando falamos do apêndice devemos entender que ele é um órgão do sistema digestivo que localiza-se entre o intestino grosso e delgado e tem a função de produzir muco constantemente que se mistura com as fezes. Mas por ser um órgão que tem o formato de um dedo de luva, sempre que há obstrução do apêndice o órgão inflama gerando apendicite.

Tratamento para Apendicite


O tratamento para a apendicite é feito através da cirurgia para a retirada do órgão. Esta deve ser realizada rapidamente, assim que o médico diagnosticar a doença, a não ser que a inflamação seja tão grave que dificulte a cirurgia. Neste caso, pode-se recorrer à ingestão de antibióticos e anti-inflamatórios por 3 dias consecutivos, antes da cirurgia.
Para finalizarmos, teremos uma vídeo que vai nos mostrar o diagnóstico de um Apêndice inflamado. 

Veja agora o vídeo pesquisado para você:













Espero que tenham gostado da matéria. Um até a próxima. 
Abraços
by Bruno Richard

sábado, 16 de janeiro de 2016

RADIOGRAFIA CEFALOMÉTRICA - RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Olá Pessoal. Bem vindo ao mundo Nerd da Radiologia. Esse é meu primeiro post e hoje eu vou explicar a vocês o motivo de eu ter criado esse blog. Na verdade eu, assim como muitos estou entrando nessa jornada de técnicos e para isso iniciei meu curso tem 2 meses (ps: não é uma data exata). O que acontece é que não to satisfeito com o que estou aprendendo apenas no curso. Bem, isso me leva á tona apenas escrever sobre o assunto e compartilhar com vocês assuntos importantes para um técnico de Radiologia assim como diversos temas envolvidos na área. (Já que minha querida instituição não se compromete em passar toda didática necessária). o_ODepois de falar meu caso a vocês, vamos começar falando sobre Radiologia Odontológica. Precisamente sobre a:


Radiografia Cefalométrica



Uma radiografia cefalométrica, também conhecida como Traçado Cefalométrico, é uma radiografia usada principalmente para planejamento do tratamento ortodôntico e é tomada durante a nomeação de registros ortodôntico. Mas o interessante que as radiografias cefalométricas também são usadas por otorrinolaringologistas (logo logo estarei fazendo um post sobre eles), médicos que se especializam no tratamento do ouvido, nariz e garganta, porque estas radiografias fornecem uma exibição das vias aéreas do paciente. 






















Pessoal a radiografia cefalométrica é semelhante a uma radiografia panorâmica, sendo que no posicionamento do paciente é visualizado o perfil do crâno, ou vista lateral da cabeça. Logo depois o técnico de raio x posiciona o paciente de acordo com critérios específicos necessários ao tirar uma radiografia cefalométrica. A exposição leva aproximadamente 10 segundos e o raio-x é desenvolvido em aproximadamente cinco a seis minutos.

A maioria dos consultórios são equipados com o equipamento necessário para realizar uma radiografia cefalométrica, o equipamento é o mesmo que realiza outros exames de Radiologia Odontológica Extrabucal. Uma vez desenvolvido, o dentista irá usar papel vegetal e "traçar o ceph" (Expressão que também prometo fazer um post). Essa radiografia é importante para um olhar padrão de crescimento da mandíbula e dentes.


As radiografias cefalométricas podem ser realizadas durante todo o tratamento ortodôntico, embora a maioria dos ortodontistas só vão levar um ceph preliminar e, em seguida, um ceph final quando o tratamento é concluído. 












Esse é o primeiro post da RADIOLOGIA NERD. Espero muito o Feedback de vocês e colaboração para um blog melhor e cada vez mais dinâmico. Como é meu primeiro post, comentem o que vocês gostariam de conteúdo na Radiologia Nerd. Tenho certeza que traremos ótimos assuntos aqui. 

Best regards  


Um Abração, 

Bruno Richard